Oferecer vantagens pela assiduidade no consumo é estratégia de empresas para fidelizar clientes


Para se destacar perante à concorrência e tentar driblar períodos de instabilidade econômica, empreendedores do ramo de produtos e serviços procuram oferecer vantagens a seus clientes, como forma de tentar fidelizá-los. Uma das alternativas mais utilizadas são os cartões fidelidade, que disponibilizam aos consumidores prêmios e benefícios em troca de frequência no consumo e já são adotados pelos donos de negócios de diversas maneiras, mas com um mesmo intuito, fazer com que o comprador volte.

A cafeteria Café com Gato – com matriz da franquia em Sorocaba/SP, e unidade em Campinas – tem a temática toda envolta em gatos e atrai amantes de bichanos desde a sua inauguração. Fabiana Ribeiro, dona do local, diz que a ideia de ter um cartão existe há muito tempo. “Desde quando nós inauguramos, em 2014, algumas pessoas viraram clientes assíduos e pediam pra que houvesse um plano de fidelidade, mas tínhamos uma certa dúvida sobre o prêmio e como realmente funcionaria a ação. Até que uma cliente de Campinas sugeriu o nome ‘Cartão Felinidade’ e começamos os testes”.

O cartão da cafeteria funciona com carimbos. Um carimbo a cada visita no consumo acima de 30 reais, e o cliente escolhe se quer trocar assim que completar três carimbos ou se continua até atingir seis, ou dez. “Nossa preocupação também era com clientes de outras cidades e pessoas que não tem tanta frequência, que podiam acabar desestimuladas a preencher o cartão. Foi daí que veio a ideia de fazer uma progressão de prêmios e tem dado muito certo desde então”, comemora Fabiana.

A Rede Bom Lugar Supermercados, atuante desde 1999 em Sorocaba e região, teve sua clientela fiel desde cedo, mas com a crise e as novas opções de supermercados na cidade, também sentiu a necessidade de oferecer ao consumidor um motivo para ser sempre frequentado. Segundo Fernanda Serrano Cechetti, gerente do centro de distribuição da rede, em menos de três meses da campanha que introduziu o cartão em todas as unidades, dez mil cartões foram aprovados e as expectativas são as melhores. “A ideia central do cartão, é fidelizar o nosso cliente através de ações diferenciadas e dos nossos principais canais de comunicação, como o folheto de ofertas, as redes sociais e nos próprios pontos de venda.”

Diferente do Café com Gato, o cartão da Rede Bom Lugar dá ao cliente acesso a vantagens não cumulativas, como promoções exclusivas, a opção de pagamento em 45 dias e parcelamento. Fernanda também diz que os efeitos são perceptíveis desde o início e que o comprador, quando em contato com os benefícios, acaba criando preferência pelo lugar. “Sentimos grande aceitação com esse novo incentivo de compras. O cliente se sente privilegiado em ter condições diferenciadas, preços exclusivos e ações direcionadas, optando por ficar com o lugar que lhe dá melhores condições de compras”.