Açougueiro: conheça a rotina da profissão #QuemFazaRede

25/10/2022

O preparo das carnes para a comercialização passa por um profissional essencial no varejo, o açougueiro. É ele o responsável por limpar, cortar e atender os clientes no balcão do açougue, sempre com extrema atenção e desenvoltura. Mas você conhece a rotina dessa profissão tão importante para o varejo? Continue lendo para saber tudo sobre os açougueiros.
 
A ORIGEM DO AÇOUGUE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO
A palavra “açougue” tem origem Árabe e significa “feira” e “mercado”. Na era medieval, esses estabelecimentos eram sediados em casas simples, com um trabalho totalmente artesanal, em que homens vendiam carnes de caças.
Com o tempo, essa prática foi modernizada e adequada aos tempos atuais, passando por um sistema de higienização rígido que visa, principalmente, a segurança e a saúde de quem consome algum tipo de carne.
 
QUAL A FUNÇÃO DO AÇOUGUEIRO?
Entre as atividades dos açougueiros estão as atribuições relacionadas ao recebimento de carga de carnes bovinas, suínas e aves. A desossa e preparação para a conservação dos produtos também faz parte da rotina do açougueiro, além do atendimento ao cliente no balcão do açougue.
 
COMO É SER UM AÇOUGUEIRO?
Ser um açougueiro vai além dos cortes de carne, é oferecer um bom atendimento e entender as especificidades de cada cliente. É necessária muita atenção e dedicação para cumprir todos os requisitos necessários para o cargo, mas nada é impossível, como afirma Fábio Correia, açougueiro desde os 18 anos na Rede Bom Lugar.
“Qualquer pessoa pode ser açougueiro, temos um treinamento e muita orientação, cada açougueiro passa o que sabe para o outro, até os cortes de carne o iniciante tem oportunidade de aprender, basta ter força de vontade”, afirma, Fábio.
 
Confira mais detalhes sobre o açougue da Rede Bom Lugar em nosso canal:
 
COMO SE TORNAR UM AÇOUGUEIRO?
Atualmente, não é necessário especializações para ser açougueiro, basta ter desejo de ingressar na área, como explica Rodrigo de Oliveira, açougueiro da loja 39 da Rede Bom Lugar há dois anos.
“Para ser açougueiro é preciso força de vontade e curiosidade, o nosso próprio processo auxilia as pessoas que iniciam na área a desenvolver e aprender tudo que é necessário”, afirma o açougueiro.
Na Rede Bom Lugar, nossos açougueiros em iniciação recebem treinamento constante e aprimoram talentos como habilidade com facas e máquinas de corte, conhecimento em carnes diversas, concentração e também a atenção ao atender o cliente. Essa abertura para pessoas sem experiência, diz respeito a preocupação social que a Rede Bom Lugar possui, já que visa sempre proporcionar oportunidades para as pessoas que têm o interesse em trabalhar.

Voltar