Feijão: A importância do grão na vida do brasileiro

05/05/2023

Um dos alimentos mais importantes da base nutricional dos brasileiros, o feijão é um grão valioso para a saúde e para a economia do nosso país, gerando empregos e fazendo com que o Brasil esteja em terceiro lugar no ranking mundial de produtores de feijão.
 

O feijão como parte da cultura brasileira

Feijoada, tutu de feijão, feijão tropeiro, e outros diversos pratos fazem parte da culinária brasileira, intrínseco em nossa cultura, o feijão nos acompanha desde épocas pré-colonização, quando os indígenas faziam cultivo do grão, que se popularizou ainda mais com a chegada dos portugueses e entre as pessoas escravizadas.

Em cada parte do Brasil, o feijão se faz presente e as receitas que vieram de outros tempos nos ajudam a entender a história do nosso povo, como é o caso do período do tropeirismo, que deu origem a receitas que levam feijão, pedaços de linguiça e toucinho, o que é reflexo do estilo de vida nômade que os bandeirantes levavam. 

Assim como feijão de corda faz sucesso no nordeste, utilizado em receitas como mocotó, já no estado do Rio de Janeiro, o tipo mais consumido é o feijão preto, variações que carregam simbolismo e enriquecem a pluralidade dos povos do nosso país.

 

O consumo do feijão no Brasil 

Apesar de ser a combinação perfeita para o arroz, outro grão presente na dieta dos brasileiros, o consumo de feijão caiu em 50% nos últimos 16 anos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa ainda revela que até 2025, mais da metade dos brasileiros pode deixar de consumir feijão, o que vem assustando até mesmo o Ministério da Saúde, que adverte sobre os riscos que cortar o feijão da dieta pode oferecer, já que sem o consumo do grão, problemas sérios como obesidade começarão a fazer parte da realidade dos brasileiros.

Esses dados mostram o quão necessário é o consumo do feijão para a manutenção da saúde, já que incluí-lo na dieta diária proporciona diversos benefícios.

 

Os benefícios do feijão

Que o feijão faz bem à saúde, muitos já sabem, mas, afinal, qual o motivo deste grão ser tão benéfico? Primeiramente, o feijão é uma excelente fonte de proteína, carboidratos e minerais, em destaque o ferro e as vitaminas do complexo B e C, aliadas do bom funcionamento do sistema nervoso.

Na dieta dos pequenos, o feijão deve ser incluído desde cedo, pois auxilia no crescimento já que é rico em lisina, aminoácido que também contribui no sistema imunológico.

Para quem quer emagrecer, o feijão pode ser um aliado, já que costuma causar saciedade e atua no controle da absorção de gorduras, além de evitar prisão de ventre, por sua alta concentração de fibras.

Está mais do que comprovado que o feijão é indispensável e não deve ser eliminado da dieta, além de todos os benefícios, ele é saboroso e suas variações trazem cor e vida aos nossos pratos.

Os tipos de feijão

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), existem cerca de 150 tipos de feijão e neste artigo, você conhecerá os cinco que mais se destacam no mercado brasileiro!

  1. Feijão bolinha

Muito consumido no Brasil, este tipo de feijão tem coloração mais amarelada e formato arredondado, é comum em saladas, sopas e em receitas de origem portuguesa. 

  1. Feijão branco

Muito utilizado no preparo da dobradinha, o feijão branco tem grãos graúdos de cor esbranquiçada, além do Brasil, faz sucesso na França, com o típico prato francês cassoulet.

 
  1. Feijão carioca 

O clássico e companheiro do arroz, também vai bem como ingrediente de sopas e caldos. Com seu tamanho médio e coloração amarronzada, tem sabor agradável e é o mais consumido em terras brasileiras.

 
  1. Feijão fradinho

De sabor frutado e com grãos pequenos, o feijão fradinho é muito utilizado na culinária baiana, pois é consumido no típico acarajé. Por suas características, muitos o confundem com o feijão de corda, porém, não são do mesmo tipo.

 
  1. Feijão preto

Queridinho no Rio de Janeiro, o feijão preto é a base da tão querida feijoada, e é um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas e farinhas. Seu grão é escuro e tem casca firme, ao lado do carioca, é um dos feijões mais consumidos no Brasil.

 Feijão Vencedor: mais qualidade na sua mesa 

Como você viu durante a leitura deste artigo, para uma alimentação balanceada, é necessário consumir feijão, seja ele carioca, preto, fradinho ou de outros tipos, e todas as melhores variações você encontra na marca Vencedor!

O feijão Vencedor entrega qualidade, sabor e custo-benefício para você e sua família! 

Nos processos de produção do Feijão Vencedor há pesquisa, desenvolvimento tecnológico e controle de qualidade absoluto, para que o produto chegue à mesa do consumidor com a conhecida Qualidade Insuperável da marca.

A marca Vencedor é reconhecida e chegou a ganhar o prêmio Top de Qualidade 2000 da cidade de Campinas, por toda a confiança que passa aos seus consumidores através de seus produtos, que além do Feijão Vencedor, também oferece uma linha incrível de produtos farináceos, além de milho para pipoca.

Tendo como missão proporcionar alimentos de qualidade com preço justo, a marca Vencedor está presente na Rede Bom Lugar, e você pode encontrar diversos produtos Vencedor em todas as nossas 47 lojas!

Clique aqui e conheça ainda mais sobre o Feijão Vencedor!

 
 

Voltar