Harmonização de vinhos: aprenda a apreciar a bebida com Dom Bosco

25/04/2023

Bebida presente desde os tempos do Velho Testamento, o vinho é simbólico e histórico, acompanhando a humanidade desde a antiguidade, a bebida tem seus segredos para uma melhor degustação, e é isso que vamos apresentar neste artigo. Afinal, você sabe como aproveitar uma boa harmonização de vinhos? Entenda mais sobre o assunto com os vinhos Dom Bosco.

Neste artigo você irá encontrar:

  •  Vinho seco x suave

  • Características do vinho seco

  • Características do vinho suave

  • O vinho branco

  • Dom Bosco

 

Vinho seco x suave: você conhece as principais diferenças?

Você já passou pela situação de se encontrar no mercado, encarando uma prateleira de vinhos, sem saber qual vinho comprar? Saiba que essa situação é comum, e uma das principais dúvidas entre quem quer comprar um bom vinho é: qual a diferença entre os vinhos suave e seco?

O que ditará se um vinho é seco ou suave, é a quantidade de açúcar por litro de vinho, e esse açúcar é chamado de residual, pois, é literalmente, o resíduo do açúcar natural das uvas que não foi transformado em álcool. Ou seja, tal açúcar vem das próprias uvas utilizadas na produção dos vinhos.

 

Características do vinho seco

A classificação de vinhos pode variar de acordo com cada país. No Brasil, a legislação prevê que para o vinho ser considerado seco, precisa ter até 4g de açúcar por litro, ou seja, com um teor menor de glicose, esse tipo de vinho não possui doçura marcante quando em contato com o paladar.

No entanto, o vinho seco tem seu diferencial desde a produção, que tem como matéria-prima as uvas nobres, e não por acaso, é considerado um dos mais benéficos para a saúde, já que contém antioxidantes que impedem diversos problemas como doenças do coração e o envelhecimento precoce.

Um dos principais pólos brasileiros de produção de vinho é o Rio Grande do Sul, onde o vinho tinto seco Dom Bosco é elaborado com as uvas Isabel e Bordeaux. Possuindo em suas características olfativas um toque leve e frutado, o vinho tinto seco Dom Bosco é ideal para acompanhar o consumo de queijos e risotos, e pode surpreender seus convidados em ocasiões especiais como jantares e eventos.

 

 

Características do vinho suave

Quando o assunto é teor glicêmico, o vinho suave é considerado o oposto do vinho seco, uma vez que, para ser considerado suave, a bebida precisa ter a partir de 25g de açúcar por litro, e lembrando, quem é responsável por regulamentar tais questões é a Legislação de Vinhos e Bebidas  .

Em sua produção, o vinho suave é elaborado com uva não vinífera, também conhecida como “uva de mesa”, assim como os vinhos doces. Logo, esse tipo de vinho é ideal para quem procura uma bebida doce e suave, também é recomendado para quem deseja adentrar no mundo dos vinhos, pois garante uma sensação confortável na boca, agradando os paladares iniciantes.

Não é difícil encontrar bons vinhos suaves, um exemplo é o vinho Dom Bosco tinto suave, que oferece uma sensação frutada e persistente ao paladar de quem o consome, considerado um vinho de mesa, harmoniza perfeitamente com massas e grelhados.

 

 

O vinho branco

Um dos vinhos de estética mais bela e harmônica, o vinho branco é refrescante e muito apreciado por suas combinações saborosas.

Sua aparência clara, deve-se a retirada das cascas, bagaços e sementes das uvas antes da fermentação, também é esse cuidado que impede que o gosto da bebida fique amargo. Com isso, percebe-se que nem só de uvas brancas se faz o vinho branco.

A produção desse tipo de vinho conta com outro cuidado, os tanques de fermentação são feitos de inox, madeira ou cimento, assim, a fermentação é realizada em baixa temperatura, o que faz com que características cruciais como o sabor e aroma frutado se mantenham.

Assim como o vinho tinto, o vinho branco também possui sua versão suave e seca, entre as principais diferenças, destaca-se o sabor marcante e persistente do vinho branco seco, enquanto o branco suave é considerado mais fácil de beber.

Produzido na Serra Gaúcha, o vinho branco suave Dom Bosco harmoniza perfeitamente com pratos leves como saladas, peixes e até mesmo sobremesas, enquanto o vinho branco seco da marca proporciona um perfeito elo com massas com molhos suaves e carnes brancas.

 

 

Dom Bosco proporcionando seus melhores momentos

Desde 1937, a tradicional marca ganhou notoriedade por entregar sabor e custo-benefício aos amantes de vinho, sem perder a qualidade e a total dedicação em fornecer vinhos da Serra Gaúcha com opções que variam de 750ml a 1 litro.

Seja tinto, branco, suave, seco, e até mesmo bordô, com os vinhos Dom Bosco, você pode fazer uma viagem pelo mundo dessa bebida histórica, e aproveitar seus momentos com a família e amigos apreciando o melhor que os vinhos Dom Bosco têm a oferecer.

Você encontra toda a linha Dom Bosco nas lojas da Rede Bom Lugar, que atualmente possui 48 unidades em 12 cidades da região de Sorocaba.

Clique aqui e conheça ainda mais sobre a história completa dos vinhos Dom Bosco.

Voltar