Operador de caixa: Saiba tudo sobre a profissão

26/09/2022

Responsáveis pelo contato direto com o cliente, os operadores de caixa ocupam uma função crucial no varejo, a de finalização das compras.
Entre as atribuições do cargo, está a abertura e fechamento do caixa, recebimento de pagamento, controle financeiro, emissão de notas fiscais, e, dependendo do local de trabalho, o controle do estoque.

Operador de caixa: onde atua?
O operador de caixa pode operar em diversos estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas, hortifrutis, etc.
Basicamente, em todos os locais em que há venda de algum produto ou serviço, ali se encontra o operador de caixa, que tem um vasto mercado para atuar, além dos locais citados, esse profissional também é requisitado em setores como o de eventos, pedágios, postos de combustíveis e restaurantes.
Confira tudo sobre a profissão de operador de caixa no vídeo abaixo:

 
 


Operador de caixa: como entrar na profissão?
Atualmente, não é necessário formação específica para ser operador de caixa, na maioria dos casos, o estabelecimento oferece treinamento para esses profissionais, que podem adentrar a profissão com ou sem experiência.
No entanto, um pré-requisito muito observado é a agilidade e atenção que o profissional deve ter com suas funções e, claro, com o cliente, como conta o operador de caixa da loja 39 da Rede Bom Lugar, Calebe Frazão.
“Pra ser um bom operador de caixa é preciso muita atenção, já que a tela é o coração da loja. É preciso lidar bem com o público e estar sempre disposto para o trabalho”, confirma o operador, já na Rede Bom Lugar a quatro anos.
Além disso, jogo de cintura também é fundamental para exercer a função, já que, atendimento ao público, muitas vezes, pode ser um desafio.
“O atendimento ao público não é fácil, às vezes atendemos pessoas mal-humoradas, mas não nos abalamos, porque tem o lado bom, tem pessoas que apenas com um bom dia conseguem melhorar tudo”, conclui.
 
O elo importante: fiscal de caixa
Braço direito do operador de caixa, o fiscal de caixa é responsável por auxiliá-lo com tarefas extras e pontuais do dia a dia, como fazer cancelamento de compras, estornos, dinheiro para troco e organização de filas.
Na Rede Bom Lugar, essa tarefa é ainda mais humanizada, Joyce Karine, fiscal de caixa também da loja 39, afirma que, como fiscal, se atenta até mesmo no humor dos operadores, e se preocupa em saber se estão todos bem ou com alguma dificuldade, ela relata a relação de operador e fiscal de caixa como uma amizade íntima.
Essa sensibilidade e preocupação com o próximo também se estende aos nossos clientes. "A fiscal de caixa abraça a loja, além dos operadores, auxiliamos os clientes a até achar um produto na loja”, explica Joyce.
 
Quem faz a Rede: operadores de caixa
Novo quadro do canal da Rede Bom Lugar no Youtube, traz como primeiro episódio essa profissão tão importante, que deve sempre ser valorizada, já que é a ponte entre nós e nossos clientes.
Nos orgulhamos em oferecer o melhor atendimento, sempre com profissionais ágeis e empáticos.

Voltar