Rede Bom Lugar: Elas Fazem Acontecer
Como em todos os anos, a Rede Bom Lugar preparou uma campanha de peso para o Dia Internacional das Mulheres, que neste ano, leva o nome de “Elas Fazem Acontecer”, trazendo mulheres que, com seus feitos, entraram para a história.
Além de cientistas, inventoras e revolucionárias, a campanha também traz mulheres importantes e que fazem acontecer dentro de seus cotidianos e de suas atribuições, transformando o mundo a sua volta, como é o caso da gerente da unidade 16 da Rede Bom Lugar, Cristiane Dias, que conta como faz acontecer na sua realidade.
“Em uma sociedade machista, tenho um compromisso diário em mostrar o quanto nós, mulheres, somos competentes. Como gerente, sou comprometida e engajada, é dessa forma que eu faço acontecer”, relata Cristiane, que topou ser participante de uma das ações da campanha, que também irá enaltecer as colaboradoras que fazem a Rede Bom Lugar acontecer.
Para a campanha ganhar força e realçar ainda mais o poder feminino, “Elas Fazem Acontecer” será divulgada entre os dias 15 de fevereiro e 8 de março, podendo ser visualizada em materiais on-line e off-line.
Dia 8 de março e sua importância
O dia 8 de março é simbólico na luta feminina por direitos iguais e justiça social, a data marca a manifestação de um grupo de mulheres russas, que reivindicavam melhores condições de trabalho, vida e a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial. No entanto, somente em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU), oficializou a data como o Dia Internacional da Mulher.
A data passa longe de ser apenas uma comemoração, e sim um momento para reflexão da sociedade como um todo, e abre discussões importantes sobre o direito à segurança, vida, profissão e saúde de todas as mulheres, visando extinguir a desigualdade de gênero.
Rede Bom Lugar enaltecendo o poder feminino
Com a campanha “Elas Fazem Acontecer” a Rede Bom Lugar se propôs a contar feitos incríveis de mulheres que, apesar de terem sido pioneiras em muitas áreas, acabam não recebendo o reconhecimento merecido, com o intuito de levar essas histórias para o grande público, a Rede Bom Lugar divulgará essas histórias através de MUPIS e busdoors pela cidade de Sorocaba/SP, além da divulgação massiva nas redes sociais da instituição.
Entre as mulheres expoentes que a campanha quer divulgar, estão algumas que são responsáveis pelas tecnologias, alimentos e direitos que conhecemos hoje.
Ela fez acontecer... CERVEJA!
Há onze mil anos, enquanto os homens saíam para caçar, as mulheres ficavam responsáveis por cuidar dos grãos que eram mantidos dentro de jarros e que seriam usados para fazer pão, e que por vezes, tomavam chuva e sol, sendo fermentados e dando origem a CERVEJA!
Além disso, um dos principais ingredientes da cerveja, o lúpulo, foi descoberto no século XI, pela alemã Hildegard Von Bingen, também conhecida como Santa Hildegarda.
Elas fizeram acontecer... REVOLUÇÃO!
Durante a Primeira Guerra Mundial, operárias determinadas da Rússia, saíram às ruas para protestar contra a fome e as más condições de trabalho que massacravam as mulheres da época. Além disso, o grupo também reivindicava o fim da guerra.
Esse dia ficou marcado na história, e em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU), oficializou a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Elas fizeram acontecer... DEMOCRACIA
Até 1932, as mulheres brasileiras não tinham direito ao voto, e para conquistarem a concessão, tiveram que se organizar e lutar desde 1910, quando o primeiro partido político feminino foi criado, reivindicando o direito ao voto.
Tal direito foi garantido na era Vargas, marcando na história uma das muitas vitorias da emancipação feminina no Brasil.
Ela fez acontecer... CINEMA 3D!
Em 1980, a física Valerie Thomas, criou o transmissor de ilusão, um simulador de aparência tridimensional, o que revolucionou o cinema e a forma como os filmes são produzidos.
Além disso, o simulador foi utilizado até pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, tamanha sua importância.
Ela fez acontecer... JUSTIÇA!
Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Maria da Penha é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica, deu seu nome à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão.
Se você, ou alguém que conhece está passando por algum tipo de violência doméstica, não fique calada, ligue 180.
Ela fez acontecer... LIMPADOR DE PARA-BRISA
No início, apenas uma lâmina de borracha fixada em uma haste de metal, no entanto, a invenção da norte-americana Mary Anderson, em 1903, revolucionou os automóveis, pois nascia aí, o limpador de para-brisa!
Ela fez acontecer... COMUNICAÇÃO SEM FIO
A Comunicação sem fio foi criada e patenteada pela atriz Hedy Lammar, na década de 40, o dispositivo trabalhava com a ideia de “salto de frequência”, e ajudou soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, pois impedia que rádios fossem grampeados por nazistas. A invenção foi o ponta pé inicial para tecnologias como Wi-Fi, GPS e Bluetooth.